Logo do SPC Brasil
Descrição da Imagem

Golpes no carnaval: dicas do SPC Brasil para curtir a folia em segurança

Se você gosta de diversão e música, com certeza está na espera do carnaval 2024!

Apesar de ter um clima alegre, a aglomeração de pessoas no carnaval pode acabar facilitando furtos, golpes e até mesmo roubos.

A notícia boa é que além de curtir muito, esse ano você vai contar com as melhores dicas contra os riscos do carnaval: vem com o SPC Brasil!

Dá pra tentar se proteger dos golpes no carnaval?

Seguindo nossas dicas de prevenção, sim!

Pra te ajudar a sair e voltar com seu CPF, dados bancários, itens e dados financeiros em segurança, reunimos informações sobre os principais contratempos que acontecem no carnaval e como evitar alguns problemas!

Como se prevenir: conheça os 5 métodos mais comuns

Nós, brasileiros, infelizmente já estamos acostumados com os golpes, furtos e roubos no carnaval. O pior é que quanto mais o tempo passa, mais modalidades vem surgindo e, com elas, muitas dores de cabeça.

Confira quais são as principais situações de perigo no carnaval e como se proteger:

Furtos de celular

O furto de celular é um dos principais golpes no carnaval, mas existem alternativas que podem reduzir as dores de cabeça:

Doleira: este item pode ser utilizado por dentro da roupa, evitando exposição e impedindo que alguém pegue o celular e outros itens;

Geolocalização: ativar a geolocalização do celular pode ser útil em casos de roubo ou furto, já que facilita a inclusão da localização na denúncia e o bloqueio do aparelho.

Golpe da troca de cartão ou troca de valor

Entre os diversos tipos de roubo e golpescarnaval, temos dois que são recorrentes:

Golpe da troca de cartão: você entrega seu cartão, digita a senha e na hora de devolver o cartão, o golpista substitui por um cartão com as mesmas características do seu, mas, de outra vítima.

Para evitar este golpe, confira sempre se o cartão devolvido está com seus dados.

Golpe da troca de valor: muitos golpistas fingem que suas máquinas de cartão estão com o visor quebrado para que possam trocar o valor a ser cobrado. Para evitar esse golpe no carnaval, confira o valor sempre!

Sabia que o SPC Brasil te ajuda a monitorar o que acontece com seu CPF?

Com o SPC Avisa Aí você é notificado sempre que seu documento for incluído, excluído, consultado ou alterado no banco de dados do SPC Brasil: clique aqui e conheça!

Golpe da maquininha

Como já vimos, os furtos e roubos acontecem de muitas formas — e uma delas é com a maquininha:

Os golpistas aproximam a máquina de cartão dos bolsos e bolsas de possíveis vítimas para tentar furtar determinado valor dos cartões que têm função de compras por aproximação.

Neste caso, a dica para evitar golpes no carnaval é desativar a função de pagamento por aproximação.

Golpe do abraço

O carnaval é uma época de muita festa e celebração, mas, isso não significa que não precisamos continuar tomando cuidado com desconhecidos em multidões.

Muitos golpistas usam desculpas como “hoje é meu aniversário!” para abraçar desconhecidos e furtar seus pertences. Fique atento e procure andar sempre com companhia.

Golpe da pochete

Está entre os principais golpes no carnaval:

Funciona com dois golpistas. O primeiro passa pela vítima — que está usando uma pochete — e abre o zíper da pochete rapidamente. Em seguida, o segundo golpista passa pela vítima levando os itens de dentro da pochete.

Outra situação que ocorre frequentemente é o roubo da pochete por inteiro: como elas ficam para fora da vestimenta, em situações de aperto e aglomeração os golpistas abrem o fecho da pochete e a levam de um modo que a vítima só percebe depois que passa pela multidão.

Para tentar evitar esse tipo de furto no carnaval, você pode optar pela doleira, que permite guardar os itens por dentro da roupa.

5 dicas importantes para se prevenir

1) Proteja seus itens importantes

Evite andar com seu celular, cartões e itens importantes nos bolsos das roupas — principalmente bolsos abertos e sem proteção.

2) Não empreste ou entregue seu cartão

Caso seja possível, faça você mesmo a inserção e a retirada do cartão na máquina.

Precisou fazer uma compra e acabou entregando o cartão nas mãos do suposto vendedor? Confira se o cartão devolvido é realmente o seu.

Os furtos incluem a troca do cartão por outro cartão semelhante, mas de uma vítima anterior.

3) Ative ferramentas de segurança no celular

Você pode utilizar diversas estratégias para aumentar a segurança do seu aparelho e se prevenir dos golpes no carnaval:

-Ative a geolocalização; -Desative compras por aproximação no celular; -Caso não seja possível deletar os aplicativos de bancos, você pode utilizar aplicativos para guardar outros apps com senha; -Use o recurso pasta segura para guardar com senha todos os aplicativos que têm informações sensíveis; -Garanta que seu celular tenha uma senha difícil: evite datas de nascimento, números de documentos ou sequências numéricas fáceis; -Tenha sempre anotado o IMEI do seu celular em casa.

4) Cuidado com esbarrões e distrações

Esbarrou em alguém? Confira se o seu cartão está no lugar em que foi guardado. Caso não esteja num bolso seguro, confira também o nome no cartão.

Diversos esquemas de golpes no carnaval contam com dois ou mais integrantes. Quando for digitar a senha, garanta que ninguém está vendo.

5) Dica de Ouro: com o SPC Avisa Aí você pode curtir o carnaval com mais tranquilidade!

Com o app SPC Consumidor você faz a contratação, monitora o seu CPF no banco de dados do SPC Brasil e evita possíveis fraudes no seu nome — recebendo alertas via e-mail.

Além disso, você pode consultar gratuitamente seu CPF, conhecer o seu Score de Crédito, aprender o que fazer para aumentar a sua ponuação do score, fazer acordos, negociação de dívidas com condições especiais e muito mais!

Baixe agora o aplicativo, tenha mais organização financeira e curta a folia com mais segurança!

Receba um alerta sempre que seu documento for incluído, excluído, consultado ou alterado em nosso banco de dados. Evite dores de cabeça com o app SPC Consumidor.

Clique aqui e proteja seu documento!

Pronto para curtir a folia sem golpes no carnaval?

Agora que você já tem as melhores dicas pra curtir o carnaval 2024 tentando evitar golpes financeiros, desejamos ótimos dias de folia!

Não se esqueça de ativar o seu SPC Avisa Aí pra ficar por dentro de tudo que acontece com o seu documento. Conte com o SPC Brasil!

08/02/2024

    Acesso rápido

  1. Golpes no carnaval: dicas do SPC Brasil para curtir a folia em segurança
  2. Dá pra tentar se proteger dos golpes no carnaval?
  3. Como se prevenir: conheça os 5 métodos mais comuns
  4. Sabia que o SPC Brasil te ajuda a monitorar o que acontece com seu CPF?
  5. 5 dicas importantes para se prevenir
  6. Pronto para curtir a folia sem golpes no carnaval?

Assuntos relacionados

Blog SPC Brasil: mais conhecimento, saúde financeira e informação de qualidade pra você!

: Pagar boletos comcartão de crédito: guia prático
Segurança e Tecnologia

Golpes no carnaval: melhores dicas para evitar dor de cabeça

08/02/2024

Para te ajudar, reunimos os principais golpes no carnaval e como seproteger de cada um deles. Dicas valiosas para curtir a folia em segurança. Confira!

Descrição da Imagem
Segurança e tecnologia

Como manter os Dados Financeiros protegidos: as armas secretas Anti-fraude

28/12/2023

Quem aí não ama uma boa aventura? Mas existe uma que definitivamente não entra na nossa lista de desejos: cair em uma fraude financeira. Sabe aqueles vilões virtuais que querem roubar seus dados e arruinar sua vida financeira? Fique tranquilo, porque hoje nós trouxemos dicas para você se proteger desses golpes digitais e viver uma vida financeira tranquila.

Descrição da Imagem Score de Crédito
Crédito

Score de Crédito: como ele abre (ou fecha) portas para empréstimos e financiamentos melhores

18/01/2024

E aí, quando foi a última vez que você consultou seu Score de Crédito? Fazer essa consulta é o primeiro passo para entender se você tem muitas ou poucas chances de conseguir crédito para empréstimos e financiamentos. Hoje mostraremos como o Score de Crédito pode ser a chave para abrir portas incríveis ou trancar algumas oportunidades.