Logo do SPC Brasil
Leia este texto e veja se usar o PIX aumenta ou não o score e o que fazer para aumentar a sua pontuação!

PIX aumenta score? Entenda e saiba o que fazer

O PIX — sistema de pagamentos eletrônicos instantâneos do Banco Central — revolucionou as transações financeiras no Brasil, oferecendo uma forma rápida e eficaz de transferir dinheiro.

Mas será que usar o PIX pode ajudar a aumentar seu Score de Crédito? Muitos rumores dizem que sim e outros que não. Hoje o SPC Brasil vai te ajudar a explorar esse tema e entender melhor o que realmente impacta sua pontuação de crédito. Vem com a gente!

Usar PIX aumenta score?

A resposta objetiva é não. O uso do PIX, por si só, não influencia diretamente o aumento do seu score de crédito. Isso porque o score é calculado com base em seu histórico de crédito e hábitos de pagamento, e não através dos métodos de transferência de dinheiro que você utiliza.

Por que o PIX não aumenta o score?

O score de crédito é uma ferramenta usada por credores para avaliar a probabilidade de uma pessoa pagar suas dívidas.

E, como explicamos antes, ele é calculado com base no histórico de pagamento de contas, o volume de dívidas atuais, a frequência de solicitações de crédito, entre outras variáveis.

O PIX, sendo apenas um meio para transferir fundos, não fornece dados sobre sua capacidade e confiabilidade para gerenciar e pagar dívidas e por isso não é uma das informações consideradas para composição da sua pontuação.

Entenda mais sobre como é calculado o Score de Crédito com outro artigo do Blog SPC Brasil: clique aqui.

O que aumenta o score?

Melhorar seu Score de Crédito é um processo que exige consistência, disciplina financeira e paciência.

Existem várias práticas que podem contribuir positivamente para sua pontuação, refletindo uma imagem de confiança aos credores. Vamos explorar algumas das mais eficazes nos tópicos abaixo:

Pagar as faturas em dia

O pagamento pontual das faturas é um dos fatores mais importantes para um bom Score de Crédito. Isso inclui todas as contas regulares, como cartões de crédito, empréstimos, contas de serviços públicos e até mesmo aluguéis.

Atrasos e inadimplências são registrados em seu histórico de crédito e podem reduzir sua pontuação. Manter um calendário organizado de pagamentos ou configurar débitos automáticos pode ajudar a evitar esquecimentos e atrasos.

Renegociar dívidas

Se você está enfrentando dificuldades para pagar dívidas existentes, renegociar essas pendências com os credores pode ser uma ação positiva.

Essa atitude pode resultar na extensão do período de pagamento, na redução das taxas de juros ou até na junção de várias dívidas em uma só com condições mais favoráveis.

Fazer acordos para pagar dívidas demonstra responsabilidade financeira e pode melhorar seu score à medida que você cumpre os novos acordos.

Clique aqui e consulte seu CPF no SPC Brasil para descobrir com quais empresas precisa negociar!

Manter bons hábitos financeiros

É importante lembrar que manter uma gestão financeira saudável envolve mais do que apenas pagar contas em dia.

É importante também não sobrecarregar suas finanças com dívidas que superam sua capacidade de pagamento. Isso inclui monitorar seus gastos, criar e seguir um orçamento mensal, e poupar dinheiro para emergências. Ou seja: cuidar do presente e do futuro do seu dinheiro também.

Esses hábitos demonstram aos credores que você é capaz de gerenciar suas finanças com responsabilidade.

Além disso, manter suas contas bancárias em movimento também é considerado um hábito financeiro saudável. Neste caso, vale analisar as contas abertas e reorganizar o saldo disponível em cada uma delas.

Lembre-se que seu Score de Crédito é formado por uma análise geral do seu comportamento com as finanças e pode significar portas abertas para os sonhos que você deseja realizar através do crédito.

Usar o cartão de crédito com consciência

Cartões de crédito, quando usados corretamente, podem ser uma excelente ferramenta para construir um bom histórico de crédito.

Para isso é necessário usar o cartão de forma estratégica, fazendo compras que você sabe que pode pagar integralmente na data de vencimento, evitando o pagamento mínimo — que acarreta juros altos.

Além disso, manter o uso do crédito abaixo de 30% do limite disponível é aconselhável para mostrar que você não depende excessivamente do crédito.

Desta forma, além de causar uma boa impressão nas análises de crédito, você também garante ainda mais saúde financeira no dia a dia e maiores chances de uma nota mais alta de Score de Crédito.

Contar com o Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo funciona como um currículo financeiro, onde suas boas práticas de pagamento também são registradas.

Manter ativo o seu Cadastro Positivo pode ser benéfico para o seu Score de Crédito, já que as informações de pagamentos em dia são compartilhadas com o sistema financeiro, possibilitando uma análise mais completa do seu perfil.

Isso pode ajudar especialmente aqueles que têm um histórico de crédito limitado ou estão tentando melhorar sua pontuação após períodos de dificuldade financeira.

Se ainda não acessou seu Cadastro Positivo, clique aqui e conheça.

Por que é importante saber sobre o Score de Crédito?

Compreender e acompanhar seu Score de Crédito é importante por várias razões.

Primeiramente, ele pode afetar diretamente sua capacidade de obter empréstimos, financiamentos e até condições de pagamento favoráveis.

Um score alto pode ser a chave para taxas de juros mais baixas e melhores condições de crédito, enquanto um score baixo pode limitar suas opções.

Além disso, conhecer seu score de crédito ajuda você a planejar melhor suas finanças e tomar decisões informadas e inteligentes sobre investimentos e compras a prazo.

Essa pontuação serve como um termômetro da sua saúde financeira, indicando quando você pode estar se expondo a riscos desnecessários ou quando está na hora de ajustar seus hábitos de consumo e pagamento.

Acompanhar seu score também pode te ajudar a identificar possíveis erros ou fraudes em seu histórico de crédito, e também permite que você tome ações rápidas para corrigir discrepâncias e proteger sua identidade financeira.

Agora que você já sabe se o PIX aumenta o score, como consultar sua pontuação?

Consultar seu Score de Crédito é um processo simples e acessível, fundamental para quem deseja manter controle sobre sua vida financeira.

O primeiro passo é contar com um banco de dados que ofereça esse serviço de forma segura, como o SPC Brasil. É importante ter em mãos documentos como CPF, seus dados pessoais e responder a perguntas de segurança para verificar sua identidade.

Consulte a sua pontuação se Score de Crédito no SPC Brasil!

Para conferir seu score de crédito no SPC Brasil, que considera também dados do Cadastro Positivo, você pode contar com o app SPC Consumidor. A plataforma é muito completa, segura e oferece diversas soluções e vantagens para você!

Clique aqui para baixar agora!

Continue cuidando do seu Score de Crédito

Embora o PIX não aumente diretamente seu Score de Crédito, entender os fatores que influenciam sua pontuação e tomar medidas para melhorá-la é essencial.

Além de contar com as dicas e acompanhar nosso blog, é essencial manter o cuidado com o seu nome nas transações financeiras do dia a dia.

Acompanhe de perto sua pontuação e mantenha hábitos financeiros saudáveis para aumentar suas chances de ter acesso às melhores condições de crédito no mercado. Conte com o SPC Brasil em todos esses passos!

22/05/2024

    Acesso rápido

  1. PIX aumenta score? Entenda e saiba o que fazer
  2. Usar PIX aumenta score?
  3. Por que o PIX não aumenta o score?
  4. O que aumenta o score?
  5. Por que é importante saber sobre o Score de Crédito?
  6. Continue cuidando do seu Score de Crédito

Assuntos relacionados

Blog SPC Brasil: mais conhecimento, saúde financeira e informação de qualidade pra você!

Quer saber como consultar o Score do CNPJ? Então clique neste texto e descubra as melhores opções para fazer essa consulta!

Score CNPJ: saiba como consultar e conheça diferentes opções

10/06/2024

Quer saber como consultar o Score do CNPJ? Então clique neste texto e descubra as melhores opções para fazer essa consulta!

O score de crédito avalia o seu histórico financeiro para dizer se você um bom pagador. A pontuação do score de crédito é muito importante. Saiba tudo aqui!

Score de crédito: o que é, como funciona e para que serve

18/01/2024

E aí, quando foi a última vez que você consultou seu Score de Crédito? Fazer essa consulta é o primeiro passo para entender se você tem muitas ou poucas chances de conseguir crédito para empréstimos e financiamentos. Hoje mostraremos como o Score de Crédito pode ser a chave para abrir portas incríveis ou trancar algumas oportunidades.

Entenda o que é cadastro positivo, como funciona e para que serve. Conhecer o significado de cadastro positivo vai ajudar a sua vida financeira. Saiba tudo!

O que é Cadastro Positivo: como funciona e para que serve

21/12/2023

Você já deve ter ouvido falar do famoso 'Cadastro Positivo', mas será que sabe o que ele é e como pode ser seu aliado nas finanças e na realização dos seus sonhos? Hoje vamos simplificar essa história e mostrar como esse cadastro pode ser a chave para um futuro financeiro próspero. Vamos nessa!