Logo do SPC Brasil
Aprenda quais são as principais armadilhas financeiras para ficar de olho e evitar prejuízos. Confira!

Conheça as armadilhas financeiras que você precisa aprender a evitar

Estar atento a essas situações pode contribuir para uma vida financeira mais saudável.

Emprestar o nome, apostar em títulos de capitalização, usar o limite do cheque especial, entrar em pirâmides financeiras e até mesmo guardar dinheiro em casa são algumas ciladas que podem estar impedindo você de obter sucesso nos planos da vida financeira. A seguir, conheça essas e outras armadilhas financeiras que corroem sua conta bancária – e aprenda como fugir delas!

Empréstimo de nome

Ficar com o nome negativado ou com os limites de crédito bloqueados pode prejudicar sua rotina e afetar seus planos de longo prazo. Por isso, é fundamental prestar atenção a questões diversas que podem causar essa situação –, pois ela nem sempre é causada diretamente por você.

Uma Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, mostra que 27% dos consumidores fizeram compras com cheque, cartão de crédito, crediário, empréstimo ou financiamento utilizando o nome de outra pessoa. É um número grande se consideramos que o empréstimo de nome é uma das grandes armadilhas financeiras.

“As consequências do empréstimo de nome podem ser muito ruins, tanto do ponto de vista financeiro quanto do ponto de vista das relações sociais. Há casos que resultaram em negativação do emprestador do nome. Quem empresta o nome a um terceiro que teve o crédito negado por uma instituição financeira assume o risco que aquela instituição preferiu não correr, tendo que arcar com eventuais atrasos”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.

Quer ajudar algum familiar ou amigo? Vale mais emprestar o valor que a pessoa precisa do que emprestar seu nome para que ela realize compras. Dessa forma, o risco é apenas de não ter a quantia devolvida, mas você se assegura de que sua reputação continuará intacta nas questões financeiras.

Título de capitalização

Eles são vendidos pelos bancos como investimento, mas podem ser armadilhas financeiras.

Fique ligado: a maioria dos títulos possuem rendimento muito abaixo da inflação e só serão vantajosos se você for sorteado. Funciona assim: todo mês você paga uma quantia pré-determinada, que pode ser de pouco mais de R$ 30, e caso seja sorteado, ganha prêmios em dinheiro. Uma parcela significativa do que você paga vai para a reserva que o banco constitui para pagar os prêmios. Por causa disso, se você retirar o seu dinheiro antes do período de carência, você deixa de participar dos sorteios e perde uma parte do que investiu.

Rotativo do cartão de crédito

O cartão de crédito é uma boa opção para parcelar compras e reunir todas as despesas num único dia de pagamento. Porém, caso você opte por usá-lo com esse fim, faça o controle diário dos gastos via aplicativo ou site. Ao chegar no limite de gastos proposto por você, pare de utilizá-lo. Dessa forma você também evita cair nas armadilhas financeiras.

Isso porque não pagar a fatura inteira no fim do mês pode desequilibrar suas finanças. As altas taxas do crédito rotativo ainda são cobradas no primeiro mês e, mesmo que depois exista a possibilidade de trocar por outra dívida mais favorável, você não será poupado da obrigação de quitar a pendência.

Cheque especial

Com juros altos, o cheque especial deve ser usado somente em casos emergenciais, jamais como uma renda extra. O uso frequente deste recurso, além de reduzir o orçamento, também o conduz a um ciclo vicioso, já que ele tende a ser visto como uma extensão da renda.

Pirâmides financeiras

Pirâmide financeira é um modelo de negócio proibido, no qual o rendimento depende do ingresso e recrutamento de novas pessoas, o que o torna não sustentável a longo prazo, já que em algum momento isso se esgota. Essa é uma das principais armadilhas financeiras que deve ser evitada!

Atrativa aos olhos de quem espera resultados rápidos, as empresas que criam pirâmides podem nem sempre gerar os benefícios esperados.

Por isso, o mais importante é saber identificar esse tipo de empresa para fugir. Se for necessário que você faça um investimento inicial e depois dependa de trazer novas pessoas para o negócio dar certo, fique atento: é muito provável que o dinheiro apenas esteja percorrendo toda a pirâmide até o topo, ou seja, seus idealizadores.

Fazer seguro “obrigatório” ao fechar um financiamento ou empréstimo

Fazer um seguro é uma boa opção para emergências e situações inesperadas, mas é preciso que a contratação seja muito bem pensada e pesquisada. Ele pode ser feito no banco ou numa corretora de seguros.

A vantagem da corretora frente ao banco é que ela pode te oferecer opções mais personalizadas, além do corretor ficar à disposição para resolver possíveis problemas ou te ajudar caso seja necessário.

O grande problema dos bancos é querer embutir o seguro – dizendo ser obrigatório – quando você fecha um financiamento ou toma um empréstimo. Nesse caso, a obrigatoriedade configura uma venda casada, que é uma armadilhas financeiras.

Conheça seus direitos de consumidor.

Guardar dinheiro em casa

Deixar o dinheiro parado em casa é permitir que ele perca seu valor. Afinal, no Brasil, temos inflação de quase 4,51% ao ano (IPCA-IBGE). Sem falar no risco de roubo ou assalto!

Ofertas com taxa de juros zero

Sabe quando você vai fazer uma compra e a loja promete parcelar em quantas vezes você quiser, sem juros? Isso pode ser uma armadilha financeira!

O que acontece é que quando o estabelecimento anuncia um parcelamento sem juros no valor do item à vista, ele já considerou que uma parte dos consumidores vai parcelar e incluiu os juros no valor total, tornando a compra à vista mais cara.

Por isso, sempre que você vir um anúncio do tipo e tiver dinheiro para pagar à vista, peça desconto. Na maioria dos casos você vai conseguir negociar.

Além disso, fique sempre de olho no contrato da compra. Veja se não estão sendo inclusos o valor da garantia estendida e outros itens que não são obrigatórios.

Não entrar no seu aplicativo do banco com frequência

É importante estar sempre de olho na conta corrente para evitar cobranças indevidas e manter o controle dos gastos. No caso de dúvidas sobre tarifas que estão sendo descontadas da sua conta, entre em contato com seu gerente ou com a central de atendimento online.

O mesmo vale para contas que ficam no débito automático. Sempre que possível, cheque se o que está sendo cobrado é o mesmo que foi contratado e se não houve reajustes de valor. Isso também te ajuda a evitar armadilhas financeiras

Atenção também à fatura do cartão de crédito. Dessa forma você evita problemas com clonagem do cartão e compras indevidas, já que nesse caso, quanto mais rápido conseguir entrar em contato com o banco para cancelar o cartão e pedir reembolso, melhor.

Sabia que o SPC Brasil tem soluções financeiras pro seu CPF ou CNPJ?

Descubra as soluções financeiras personalizadas oferecidas pelo SPC Brasil para impulsionar sua vida financeira, seja você uma pessoa física ou jurídica. Estamos aqui para ajudar a cuidar do seu CPF ou CNPJ e ter mais facilidade em seus processos financeiros.

Pessoa Física: clique aqui e saiba mais!

Pessoa Jurídica: clique aqui e conheça as soluções!

Garanta mais saúde financeira para você

Agora que você sabe mais como evitar armadilhas financeiras, é só cuidar com atenção das finanças e ficar sempre de olho!

Quer ajuda nos próximos passos? Acompanhe o Blog SPC Brasil e fique por dentro de todas as dicas de saúde financeira. Caso prefira, você também pode seguir o nosso Instagram, @spcbrasil_oficial.

Voltamos em breve!

27/02/2024

    Acesso rápido

  1. Conheça as armadilhas financeiras que você precisa aprender a evitar
  2. Empréstimo de nome
  3. Título de capitalização
  4. Rotativo do cartão de crédito
  5. Cheque especial
  6. Pirâmides financeiras
  7. Fazer seguro “obrigatório” ao fechar um financiamento ou empréstimo
  8. Guardar dinheiro em casa
  9. Ofertas com taxa de juros zero
  10. Não entrar no seu aplicativo do banco com frequência
  11. Sabia que o SPC Brasil tem soluções financeiras pro seu CPF ou CNPJ?
  12. Garanta mais saúde financeira para você

Assuntos relacionados

Blog SPC Brasil: mais conhecimento, saúde financeira e informação de qualidade pra você!

Leia este texto e veja qual é a importância da saúde mental no trabalho e como construir um ambiente positivo!
Educação financeira

Saúde mental no trabalho: entenda a importância de um ambiente saudável

10/04/2024

Leia este texto e veja o que fazer em caso de cartão clonado, os principais tipos de golpe e quem paga o prejuízo.

Organização financeira é a virada de chave para uma vida melhor: trouxemos 10 dicas de organização financeira que realmente fazem a diferença. Confira!
Educação financeira

Organização financeira: 10 dicas de quem entende do assunto

11/01/2024

E aí, como estão as suas finanças hoje? Com certeza você já se perguntou “como ter uma vida financeira organizada” ou “como ter um planejamento financeiro pessoal”. A verdade é que imprevistos acontecem e para passar por eles, só com muita organização. Se você quer dicas para equilibrar as coisas, pegue seu caderninho de anotações e vem com a gente: o SPC Brasil te ajuda com dicas de organização financeira.

O score de crédito avalia o seu histórico financeiro para dizer se você um bom pagador. A pontuação do score de crédito é muito importante. Saiba tudo aqui!
Crédito

Score de crédito: o que é, como funciona e para que serve

18/01/2024

E aí, quando foi a última vez que você consultou seu Score de Crédito? Fazer essa consulta é o primeiro passo para entender se você tem muitas ou poucas chances de conseguir crédito para empréstimos e financiamentos. Hoje mostraremos como o Score de Crédito pode ser a chave para abrir portas incríveis ou trancar algumas oportunidades.