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Informações Úteis


Confira nossas dicas para você não ficar inadimplente.

Informações Úteis

    

Cuidados que os consumidores devem ter para não ficarem inadimplentes:


  • Privilegiar os pagamentos à vista.
  • Planejamento financeiro para garantia até a aposentadoria.
  • Planilha mensal dos gastos domésticos.
  • Nas compras a prazo, prefira um número menor de prestações.
  • Somar os juros e calcular o preço final dos produtos comprados a prazo.
  • Não se ater ao valor da prestação, e sim ao valor final do produto.
  • Manter sempre uma reserva financeira por segurança.
  • Evitar fazer transações contraindo empréstimos bancários.
  • Não comprometer toda a renda com compras, deixando uma reserva para eventualidades.

Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF) do Banco Central:

Ocorre quando o cheque do correntista é devolvido duas vezes por falta de fundos. A primeira coisa a fazer é procurar a agência do banco que apresentou a ocorrência e solicitar informações sobre o número, o valor e a data do cheque. Depois, procurar a pessoa/empresa para quem foi emitido o cheque, regularizar o débito e recuperar o cheque. De posse dele, vá ao seu banco e prepare uma carta, junte o original recuperado e recolha as taxas de devolução do cheque. Entregue tudo ao banco, com protocolo. Peça, ainda, a comunicação da regularização ao Banco do Brasil, encarregado de atualizar o arquivo de CCF.

Dívida vencida:

O consumidor com dívida existente e vencida, ao ter seus dados cadastrados em lista de devedores, será comunicado via correio, com a identificação da empresa/instituição credora. Procure-a e faça o acerto.

Título protestado:

Ocorre quando o consumidor deixa de pagar uma dívida e o credor protesta o débito em cartório. Dirija-se ao cartório que registrou o protesto e solicite os dados de quem o protestou. Regularize o débito com o credor e peça uma carta atestando que a dívida foi quitada. Reconheça a firma da pessoa/empresa, retorne ao cartório e peça o cancelamento do protesto.

Como limpar seu nome?

Procurar o SPC pessoalmente, portando:

  • Carteira de identidade;
  • CPF.

Terceiros:
  • Procuração assinada pelo solicitante, constando o CPF e data de nascimento do solicitante, com firma reconhecida pelo cartório;
  • Xerox do CPF e identidade do solicitante;
  • Apresentação do documento de identidade original do procurador.
  • O lojista tem 24 horas, a contar da data da confirmação do pagamento, para solicitar a baixa junto a CDL.
  • A baixa é solicitada via internet, arquivo ou boleto próprio.
  • A CDL tem 24 horas para baixar o registro no seu banco de dados

Quem tem nome no SPC:
  • Não pode comprar a prazo;
  • Não pode ser avalista;
  • Não consegue financiamento em bancos e instituições financeiras.

Como o consumidor é notificado:

Recebe um comunicado do SPC da CDL. Ele tem 10 dias, a contar da data da emissão do comunicado, para quitar a dívida, caso contrário, o nome é incluído no cadastro do SPC.



Cartilha sobre o Código de Defesa do Consumidor
 

Clique Aqui para baixar a Cartilha.


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