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Cadastro Positivo


Mais facilidade e menos burocracia para suas compras a prazo. Entenda o que é o Cadastro Positivo e caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a nossa central exclusiva de Atendimento ao Cadastro Positivo SPC (11) 4063-4700. Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 18h.


Cadastro Positivo

 O que é o Cadastro Positivo? 


O Cadastro Positivo é um banco de dados com informações de consumidores que têm histórico favorável de pagamento. A expectativa é que, colocada em prática, a Lei Federal 12.414, de 09 de junho de 2011 que instituiu o Cadastro Positivo, possa favorecer a queda dos juros bancários para os bons pagadores.

Algumas experiências obtidas pelo mercado internacional demonstram que os juros caem com o funcionamento do Cadastro Positivo.

Assim, o Cadastro Positivo poderá facilitar muito a vida do consumidor pessoa física ou jurídica no momento de se conseguir um empréstimo ou um financiamento, uma vez que poderá ser utilizado pelo mercado como ferramenta para análise e reconhecimento do bom pagador.

Poderão aderir ao Cadastro Positivo, Pessoas Físicas com idade igual ou superior a 18 anos ou emancipados e Pessoas Jurídicas.



Veja como é fácil fazer sua adesão!


Preencha o formulário, clicando no link abaixo:

Pessoa Física:  Baixe aqui
Pessoa Jurídica:
 Baixe aqui 



Basta anexar cópia simples dos documentos informados abaixo e enviá-los por correspondência ao SPC Brasil ou entregá-lo na CDL mais próxima de sua região.

 

Documentos para Pessoa Física:

 

  • Documento de identificação válido (Ex.: RG, CNH, CTPS ou outros);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovante de endereço.

 

Documentos para Pessoa Jurídica:

 

  • Documentos da empresa: Ato constitutivo, devidamente registrado no órgão competente; ou Documentos da eleição de seus administradores, quando aplicável;
  • Comprovante de inscrição no CNPJ;
  • Comprovante de endereço;
  • Documento de identificação válido (RG, RNE, CNH, Passaporte, ou outro) e CPF do(s) representante(s) legal (is) da empresa;


Endereço para envio do formulário por correspondência:


Destinatário: SPC Brasil

Aos cuidados de: Cadastro Positivo

Avenida Paulista, 453 – 10º andar – Bela Vista – São Paulo – SP – CEP: 01311-907.

 

Assim que seu cadastro for realizado em nosso sistema, você receberá um e-mail do SPC Brasil com o link para cadastramento de sua senha e assim terá acesso gratuito às informações do seu Cadastro Positivo SPC Brasil.


Faça seu Cadastro Positivo SPC agora mesmo!

Em caso de dúvidas, veja os canais de atendimento disponíveis e entre em contato conosco.


SAC:


Por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC, você pode:

  • Consultar status da sua autorização;
  • Realizar uma auto-consulta;
  • Cancelar a sua autorização;
  • Cadastrar sua senha de consulta;
  • Recuperar a sua senha.

 

Nosso SAC também está disponível para esclarecimento de eventuais dúvidas, sugestões e reclamações relativas ao Cadastro Positivo.

 

O atendimento funciona de segunda à sexta-feira das 09 às 18h pelo telefone (11) 4063-4700. (Exceto em feriados nacionais).

 

Ouvidoria:

 

Além do SAC, colocamos à sua disposição atendimento por meio da Ouvidoria, que tem como objetivo principal intervir em questões que não foram satisfatoriamente atendidas ou não foram respondidas dentro do prazo informado pelo SAC.

 

Para falar com a Ouvidoria é necessário que você já tenha contatado o SAC, mediante registro de um protocolo, não tenha recebido resposta de sua demanda dentro do prazo informado ou não fique satisfeito com a solução apresenta por esse canal.


Nessas situações você pode enviar uma mensagem para ouvidoriacadastropositivo@spcbrasil.org.br


É imprescindível que ao contatar a Ouvidoria você informe o número de seu CPF, o protocolo de reclamação fornecido pelo SAC e seus telefones de contato.

A sua demanda será analisada e você receberá um contato o mais breve possível para esclarecimentos acerca do assunto (contato dentro dos prazos estabelecidos nos termos da Lei nº 12.414/2011 e do seu Decreto Regulamentador nº 7.829/2012).


Confira mais informações sobre o Cadastro Positivo:





Quais os benefícios que o Cadastro Positivo poderá trazer aos consumidores?

 

  • Facilitar as compras a crédito e aprovação de empréstimos/financiamentos, com maior facilidade e menor burocracia;
  • Proporcionar melhores condições comerciais (maior prazo e menores taxas de juros). 


Quais são os direitos de quem aderiu ao Cadastro Positivo SPC? 

 

  • Acesso gratuito a todas as informações existentes a seu respeito no banco de dados, no momento da solicitação, inclusive o seu histórico de crédito;
  • Solicitar o compartilhamento de novas fontes a qualquer momento;
  • Solicitar a correção ou cancelamento de qualquer informação erroneamente contida no sistema;
  • Conhecer os principais critérios considerados para análise de risco, resguardado o segredo empresarial;
  • Solicitar o cancelamento do seu cadastro a qualquer momento.

 

Quais são os principais dispositivos legais que regulam o Cadastro Positivo?

 

Lei Nº 12.414, de 09 de junho de 2011 – Publicada no Diário Oficial da União em 10 de junho de 2011: Disciplina a formação e consulta a bancos de dados com informações de adimplemento, de pessoas naturais ou de pessoas jurídicas, para formação de histórico de crédito.

Decreto Nº 7.829, de 17 de outubro de 2012 – Publicado no Diário Oficial da União em 18 de outubro de 2012: Regulamenta a Lei no 12.414, de 9 de junho de 2011, que disciplina a formação e consulta a bancos de dados com informações de adimplemento, de pessoas naturais ou de pessoas jurídicas, para formação de histórico de crédito.

Como cancelar a participação no Cadastro Positivo Pessoa Física (PF)?

 

  • Presencialmente no balcão de atendimento da CDL (Câmara de Dirigente Lojista) ou Associações Comerciais mais próximas, apresentando documento de identificação válido (Ex.: RG, CNH, CTPS ou outros) e CPF originais;

 

  • Ou por meio do nosso SAC, de segunda à sexta-feira das 09 às 18h pelo telefone (11) 4063-4700. (Exceto em feriados nacionais).

 

 Como cancelar a participação no Cadastro Positivo Pessoa Jurídica (PJ)?

 

  • Presencialmente, pelo representante legal da empresa, no balcão de atendimento da CDL (Câmara de Dirigente Lojista) ou Associações Comerciais mais próximas, apresentando documento de identificação válido (Ex.: RG, CNH, CTPS ou outros) e CPF originais;

 

Como solicitar que alguma empresa não visualize as informações do meu Cadastro Positivo?

 

No Cadastro Positivo é possível bloquear informações para a consulta de determinadas empresas e credores durante um período determinado de tempo e disponibilizar/desbloquear as informações novamente quando desejar.

Esta solicitação pode ser realizada pelo SAC (Serviço de atendimento ao Consumidor).

  

Importante:

  • O consumidor pode procurar o PROCON ou o Ministério Público de sua região caso identifique qualquer infração aos seus direitos. 
  • Os seus dados mantidos no Cadastro Positivo serão utilizados somente para análise de crédito e de negócios, não sendo utilizados para outras finalidades.
  • No Cadastro Positivo, constarão informações sobre os seus empréstimos pessoais, financiamentos e crediários, tais como: número do contrato, parcelas, valor e vigência, dentre outras informações.







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