Dúvidas Frequentes

Em atendimento as orientações da Organização Mundial da Saúde, optamos pelo home office a fim de contribuir com a contenção do Coronavírus (COVID-19) e com o bem estar de todos, por isso o nosso atendimento está concentrado em nossos canais digitais.

1. Quais benefícios o Cadastro Positivo oferece para mim?

O Cadastro Positivo permite que lojistas e instituições financeiras analisem os pagamentos que você realiza, e não somente as restrições existentes no seu nome. Além disso, ele pode ajudar você a organizar as suas finanças, já que você poderá ver todo seu histórico de pagamentos.
Veja mais benefícios.

2. Consumidores e empresas que não pagam pontualmente serão prejudicados?

Mesmo que você não pague em dia, ou mesmo tenha restrições em seu nome, o Cadastro Positivo traz benefícios para você, já que a análise do seu perfil será mais justa, pois será levado em consideração todos os pagamentos efetuados.

3. Quais são as desvantagens do Cadastro Positivo para o consumidor?

Não há qualquer desvantagem, já que as informações que constam no Cadastro Positivo são apenas relativas às contas que você pagou ou ainda está pagando.

4. Como sei se já estou inscrito no Cadastro Positivo?

As empresas gestoras de banco de dados vão comunicar você em até 30 dias a partir da abertura do cadastro.

5. Por que não consegui acessar o sistema do Cadastro Positivo? Quando poderei acessar?

No momento, bancos, instituições financeiras e empresas estão enviando informações dos consumidores para nossa base de dados. É possível que ainda não tenhamos recebido as suas informações. Em breve, você será comunicado pelo correio, por e-mail ou SMS sobre a abertura do seu cadastro e do envio das suas informações.

6. Por que consigo acessar o Cadastro Positivo e ver minhas informações em outros sistemas, mas não no do SPC Brasil?

No momento, estamos desenvolvendo portal dedicado exclusivamente ao Cadastro Positivo. Para tanto, estamos conduzindo estudos e analisando o comportamento do consumidor para entregar a melhor experiência.

7. Se minhas informações de pagamento estiverem incorretas, como faço para solicitar a correção?

Você poderá solicitar o cancelamento e reabertura do seu cadastro por atendimento telefônico, físico e eletrônico:

8. Como cancelo e faço a reabertura do Cadastro Positivo?

Você pode solicitar o cancelamento ou a reabertura do Cadastro Positivo por três canais:

9. Quais informações ficam armazenadas no Cadastro Positivo?

O Cadastro Positivo armazena as seguintes informações:

  • Dados cadastrais do consumidor
  • Valor total da compra
  • Valor total das parcelas
  • Data de vencimento
  • Data de pagamento
  • Valor dos pagamentos

10. Que tipo de informação fica armazenada no meu histórico de pagamentos?

O histórico armazena as informações de pagamento de:

  • Financiamentos
  • Compras a prazo
  • Contas de água, luz, gás, telefone (exceto pós-pago)
  • Assistência médica e odontológica
  • Internet e TV por assinatura
  • Mensalidade escolar
  • Administradoras de cartões e instituições financeiras

11. Como meus dados são enviados para a base de dados do Cadastro Positivo?

Seus dados chegam aos nossos bancos de dados pelos bancos, instituições financeiras e empresas com as quais você tem alguma relação. São essas informações que compõem o seu histórico de pagamentos. O processo de envio é gradual, ou seja, realizado aos poucos. Por isso, no momento, ao acessar o sistema do Cadastro Positivo, é possível que você não encontre todas as informações que procura.

12. Quais informações não constam no Cadastro Positivo?

Não podem constar no Cadastro Positivo quaisquer informações desvinculadas à análise de crédito do consumidor e informações sensíveis. Exemplos: compras realizadas com o empréstimo adquirido, características (cor, modelo, marca, ano, etc.) do bem adquirido, e quaisquer dados relacionados a telefonia pós-paga. As operadoras de cartão de crédito não informarão os produtos ou serviços adquiridos por você.

13. Como faço para consultar o meu histórico de pagamentos do Cadastro Positivo?

Para consultar suas informações no Cadastro Positivo, cadastre-se ou faça login no sistema com seu usuário e senha .

14. Como é calculado meu score?

Para o cálculo do score. são utilizados dados cadastrais, comportamentais.As informações do Cadastro Positivo também serão utilizadas para compor seu score.

15. A minha pontuação de crédito (score) será modificada pelos dados positivos?

Sim. Contudo, as mudanças dependerão da forma e da quantidade de informações a serem fornecidas pelas empresas (fontes), dentre outras condições específicas.

16. Quem pode consultar minhas informações?

Somente você e as empresas com quem você tem, teve ou pretender ter relação comercial ou de crédito podem acessar suas informações. E somente se assim você permitir.

17. Como serão utilizadas as minhas informações disponíveis no Cadastro Positivo?

Suas informações só podem ser utilizadas para:

  • Realizar análise de crédito.
  • Oferecer ou aumentar seu crédito.
  • Fazer vendas a prazo ou outras transações comerciais.

18. As informações do meu Cadastro Positivo podem ser usadas com outra finalidade além das listadas acima?

Não. Ao aderir ao Cadastro Positivo, você não estará autorizando o uso dos seus dados para envio de promoções, e-mail marketing, SMS ou similares.

19. Qual é o período dos meus pagamentos que estará disponível no banco de dados do Cadastro Positivo?

O SPC Brasil, assim como as demais empresas gestoras de dados, deixarão disponíveis suas informações de pagamentos relativas aos últimos 12 meses.

20. Por quanto tempo minhas informações ficam armazenadas no banco de dados do Cadastro Positivo?

As informações ficam disponíveis pelo período máximo de 15 anos. Expirado esse prazo, seus dados são automaticamente excluídos.

21. O Cadastro Positivo é pago?

Não. Tanto a inscrição no Cadastro Positivo quanto a consulta do seu histórico de pagamento são serviços oferecidos gratuitamente.

22. Existe alguma lei que regulamenta o Cadastro Positivo?

Sim. A Lei nº 12.414/11, regulamentada pelo Decreto nº 9.936/2019 e pela Lei Complementar 166/2019.

23. Quais são meus direitos ao aderir ao Cadastro Positivo?

Seus direitos estão garantidos pela Lei 12.414/11, regulamentada pelo Decreto nº 9.936/2019, da qual destacamos: Acesso gratuito a todas as informações existentes no banco de dados, inclusive seu histórico de crédito, no momento da solicitação. Solicitar o compartilhamento das informações do seu cadastro com outros bancos de dados a qualquer momento. Solicitar alteração ou eliminação de qualquer informação do seu cadastro. Conhecer os principais critérios considerados para análise de crédito, resguardado o segredo empresarial.

24. Qual é a principal diferença entre o cadastro negativo e o Cadastro Positivo?

O cadastro negativo contém informações de inadimplência, ou seja, compromissos financeiros que não foram pagos no tempo e modo acordados. O Cadastro Positivo, por sua vez, apresenta o histórico das dívidas ou operações de crédito que você já pagou ou ainda está pagando.

25. O Cadastro Positivo é controlado pelo Governo Federal?

Não. A administração da base de dados é feita por empresas privadas, homologadas pelo Banco Central e autorizadas a operar o Cadastro Positivo, como é o caso do SPC Brasil.