Logo do SPC Brasil
Saber como começar a investir com pouco é uma pergunta feita por muitos que querem fazer seu dinheiro render. E aqui trazemos a resposta.

Quer começar a investir com pouco? Confira as melhores dicas

Como começar a investir com pouco é uma pergunta feita por muitos que querem fazer suas finanças renderem. Algumas pessoas acreditam que a entrada neste mercado é exclusividade de quem tem muito dinheiro ou técnica, mas, hoje, vamos te ajudar a mudar essa ideia!

Além de te mostrar como começar a investir com pouco e iniciar sua jornada de investimentos com quantias modestas, listamos algumas dicas para investir de forma segura.

Vamos lá!

É possível investir com pouco dinheiro?

Sim, é possível investir com pouco dinheiro. O mercado financeiro oferece oportunidades tanto na renda fixa quanto na renda variável, permitindo que qualquer pessoa, independentemente de sua renda, comece a investir e diversificar sua carteira.

Como começar a investir com pouco dinheiro? 7 dicas úteis

Abaixo, mostramos a você um passo a passo de como investir com pouco dinheiro e aumentar as chances de ter retorno.

Organize suas finanças

O primeiro passo de como começar a investir com pouco é estabelecer uma organização financeira sólida. Isso envolve quitar quitar dívidas em atraso e definir um orçamento claro.

Lembre-se que a falta de organização aumentará o risco de perder mais dinheiro do que se pretende ganhar.

Sem um planejamento financeiro, por exemplo, você pode contrair dívidas com juros mais altos do que os rendimentos de suas aplicações. Além disso, sem um orçamento definido, pode faltar dinheiro para investimentos regulares — que são fundamentais para a construção do patrimônio.

Tenha uma reserva de emergência

Construir uma reserva de emergência ajuda a lidar com despesas imprevistas ou perda de renda.

Esta reserva, que deve ser equivalente a 6 a 12 meses de gastos mensais, atua como um 'colchão financeiro'.

Assim, em caso de perda de emprego, por exemplo, ela garante a manutenção do seu padrão de vida enquanto busca uma nova fonte de renda.

Para garantir acesso imediato ao dinheiro em emergências, é recomendado investir em ativos com alta liquidez e baixo risco.

Os principais exemplos de ativos que cumprem esses requisitos são títulos públicos, CDBs com liquidez diária e fundos de investimento DI, que são fundos de renda fixa bem populares entre os brasileiros, justamente por serem os mais recomendados para a construção de reservas de emergência.

Conheça seu perfil de investidor

Para definir qual o melhor tipo de investimento para iniciantes, é crucial conhecer seu perfil de investidor: comece determinando sua tolerância ao risco.

Com base nisso, você pode escolher as melhores opções de investimento.

Corretoras geralmente oferecem questionários para avaliar seu perfil, assim, antes de iniciar investimentos com pouco dinheiro, eles te guiarão para entender seu perfil. Geralmente os perfis são divididos em conservador, moderado ou agressivo.

Defina o valor a ser investido

Estabeleça valores claros, determinando tanto o montante inicial de investimento quanto os aportes mensais regulares para impulsionar seu patrimônio e renda.

Estude sobre investimentos

Uma dica fundamental de como começar a investir com pouco é estudar sobre investimentos para entender os diferentes tipos de investimentos, os riscos associados a cada um e as estratégias de gerenciamento de portfólio.Além disso, o conhecimento permite a você tomar decisões mais informadas e seguras, adaptadas ao seu perfil de investidor e objetivos financeiros específicos.

Uma ótima forma de aprender a investir é consumir muitas informações sobre investimentos. Acompanhe categorias de investimentos em Blogs, veja as páginas de Economia dos jornais e salve o link de sites especializados no acompanhamento de investimentos.

Nas redes sociais, siga profissionais e empresas que dão dicas diárias de acompanhamento de investimentos. Participe de lives onde possa tirar dúvidas e interaja com quem, assim como você, está coletando informações.

Invista de maneira estratégica

Investir de maneira estratégica envolve estudar o mercado financeiro, compreender os diferentes tipos de investimentos e seus riscos, além de alinhar as escolhas às suas metas financeiras pessoais.

Este é um passo fundamental de como começar a investir com pouco, pois diversificar a carteira e distribuir os investimentos entre diferentes ativos pode reduzir os riscos e maximizar os retornos a longo prazo.

Estar atualizado sobre as tendências do mercado te ajuda a reavaliar regularmente a estratégia de investimento. É uma prática essencial para o sucesso financeiro.

Diversifique seus aportes

A nossa última dica de como começar a investir com pouco é diversificar os investimentos. Isso significa que distribuir recursos em diferentes ativos pode te ajudar a equilibrar os riscos e potencializar os ganhos.

Ativos financeiros são títulos e contratos negociados no mercado financeiro. Eles são comprados por meio de negociações, mas não existem de forma física — como um imóvel ou automóvel.

Investir em apenas uma ação pode te expor a riscos específicos, mas, diversificando, você protege seu patrimônio mesmo investindo pouco.

Ao escolher ativos com comportamentos opostos ou não relacionados, você evita a dependência de um único cenário, proporcionando mais proteção e estabilidade aos investimentos.

Como começar a investir com pouco: melhores opções de investimento

Se você quer saber qual é o melhor investimento para quem tem pouco dinheiro, abaixo apresentamos as melhores opções.

Tesouro Selic

O Tesouro Selic é um título de renda fixa do Tesouro Nacional que acompanha a taxa básica de juros (Selic), oferecendo baixo risco — logo, é uma ótima opção de onde um iniciante pode investir.

Com investimentos a partir de R$ 50, você pode adquiri-lo e seu rendimento é pós-fixado, seguindo a variação da taxa Selic, sendo indicado para quem busca liquidez e segurança.

Vale destacar que comparado à poupança, o Tesouro Selic tem um retorno anual aproximado de 13,65%, tornando-se uma opção atrativa de como começar a investir com pouco.

CDB

O CDB — Certificado de Depósito Bancário — é um título emitido por bancos com prazo e rentabilidade acordados na compra.

Com até R$ 50, é possível investir neste ativo com retorno de 100% do CDI e liquidez diária.

Em comparação, o CDB 100% CDI oferece aproximadamente 1,07% de rendimento mensal, sujeito a Imposto de Renda e IOF, enquanto a poupança, isenta de impostos, tem retorno mensal aproximado de 0,71%.

A poupança pode ser atraente se comparada a investimentos próximos ao CDI sem isenção de impostos, especialmente para resgates em menos de um ano.

LCI e LCA

LCI — Letra de Crédito Imobiliário — e LCA — Letra de Crédito do Agronegócio — são tipos de investimentos em renda fixa com propósitos específicos.

Enquanto a LCI é direcionada para o financiamento imobiliário, a LCA destina-se ao apoio ao agronegócio.

Ambas são isentas de Imposto de Renda para pessoas físicas, porém, podem variar em taxas de rendimento e prazos de vencimento.

Fundos de investimentos

Os Fundos de Investimento oferecem uma maneira acessível de investir em uma variedade de ativos, incluindo ações, debêntures, títulos públicos e investimentos internacionais.

Eles são divididos em cotas, em que cada investidor tem uma quantidade proporcional ao valor total de seus investimentos.

Embora os cotistas sejam os proprietários dos fundos, uma equipe de profissionais trabalha para investir o dinheiro de forma eficaz, conforme estabelecido na política do fundo.

Se está começando a investir, comece cuidando da sua saúde financeira: consulte seu CPF e conheça as soluções do SPC Brasil. Clique aqui!

Pronto para começar? Conte com a gente!

Hoje nos dedicamos a explicar a você como começar a investir com pouco, provando que essa é uma realidade acessível e promissora para quem deseja fazer seu dinheiro render.

Como você viu, com estratégia e conhecimento adequados, é possível iniciar uma jornada financeira sólida e eficiente.

Lembre-se que o caminho para o sucesso financeiro começa com passos cuidadosos e informados.

Precisou de ajuda? Conte com o SPC Brasil: acesse nossa Loja Online e conte conosco no cuidado com seu nome e finanças.

02/05/2024

    Acesso rápido

  1. Quer começar a investir com pouco? Confira as melhores dicas
  2. É possível investir com pouco dinheiro?
  3. Como começar a investir com pouco dinheiro? 7 dicas úteis
  4. Como começar a investir com pouco: melhores opções de investimento
  5. Pronto para começar? Conte com a gente!

Assuntos relacionados

Blog SPC Brasil: mais conhecimento, saúde financeira e informação de qualidade pra você!

Leia este texto e entenda o que é o IOF e como impacta diretamente na sua saúde financeira! Clique aqui!

O que é IOF e como ele impacta na vida financeira?

19/07/2024

Leia este texto e entenda o que é o IOF e como impacta diretamente na sua saúde financeira! Clique aqui!

Organização financeira é a virada de chave para uma vida melhor: trouxemos 10 dicas de organização financeira que realmente fazem a diferença. Confira!

Organização financeira: 10 dicas de quem entende do assunto

11/01/2024

E aí, como estão as suas finanças hoje? Com certeza você já se perguntou “como ter uma vida financeira organizada” ou “como ter um planejamento financeiro pessoal”. A verdade é que imprevistos acontecem e para passar por eles, só com muita organização. Se você quer dicas para equilibrar as coisas, pegue seu caderninho de anotações e vem com a gente: o SPC Brasil te ajuda com dicas de organização financeira.

O score de crédito avalia o seu histórico financeiro para dizer se você um bom pagador. A pontuação do score de crédito é muito importante. Saiba tudo aqui!

Score de crédito: o que é, como funciona e para que serve

18/01/2024

E aí, quando foi a última vez que você consultou seu Score de Crédito? Fazer essa consulta é o primeiro passo para entender se você tem muitas ou poucas chances de conseguir crédito para empréstimos e financiamentos. Hoje mostraremos como o Score de Crédito pode ser a chave para abrir portas incríveis ou trancar algumas oportunidades.