Nome limpo para a Black Friday: Saiba como comprar com tranquilidade

A temporada de compras está chegando e você pode perder boas oportunidades se estiver negativado.

A Black Friday é um dos melhores momentos para o comércio. Em 2020, os e-commerces faturaram R$ 7,72 bilhões entre os dias 26 e 30 de novembro, considerando a véspera da Black Friday até a Cyber Monday — a segunda-feira após a Black Friday — representando um crescimento de 27,7%, em comparação com 2019.

E para aproveitar a data sem preocupações, é importante consultar o nome no SPC Brasil. Isso porque, muitos brasileiros têm contas em atraso e nem fazem ideia. Isso pode acontecer, especialmente, quando se muda de endereço e acaba esquecendo de atualizar essa informação nas empresas.

Por isso é extremamente importante acompanhar a situação do seu nome. Afinal, fraudes podem acontecer e você pode estar com o CPF negativado devido a uma dívida que não é realmente sua.
Neste post, vamos ajudá-lo a entender o que fazer para limpar o seu nome para aproveitar as promoções da Black Friday com mais tranquilidade e ainda apresentaremos algumas dicas de como fazer esse momento de compras valer a pena. Confira!

Quais os benefícios de ter o nome limpo no SPC?
Quando falamos em crédito, geralmente pensamos em coisas grandes, como um empréstimo ou o financiamento de um imóvel, por exemplo. Mas é importante lembrar, que o CPF negativado também pode dificultar até as coisas menores e que fazem parte do seu cotidiano.

Então, acompanhar com atenção as informações sobre o seu nome, é o tipo de ação que pode te ajudar a antecipar problemas e evitar frustrações, como por exemplo: ser surpreendido por alguma restrição da qual você não estava sabendo, ter impactos negativos na sua pontuação de score de crédito, ter algum tipo de crédito negado (principalmente num momento de emergência ou extrema necessidade), entre outras.

E como aproveitar a Black Friday para conseguir o tão sonhado nome limpo?
O primeiro passo é fazer um check-up do seu CPF e pra isso, você pode aproveitar os descontos oferecidos pelo SPC Brasil nessa data. É possível adquirir consultas completas de CPF, consultas de terceiros, contratar o serviço de monitoramento do seu CPF (SPC Avisa), entre outros produtos. Dessa forma, você consegue saber se possui dívidas pendentes e com quem negociá-las.
Contudo, antes de sair negociando, é importante verificar se a dívida é devida. Ou seja, se realmente houve uma conta não paga por você.

Caso o valor em questão não seja do seu conhecimento, é bem provável que outra pessoa tenha feito em seu nome. Para evitar esse tipo de problema, você pode contar com o SPC Avisa, um serviço que monitora seu CPF 24 horas por dia, 7 dias por semana, assim você acompanha as movimentações em seu CPF . Ele também entra na Black Friday do SPC Brasil, então vale a pena conferir!

Agora, se você reconhece a dívida, pode simplesmente liquidá-la de uma vez, dependendo do valor. Mas se o débito for muito alto, a melhor alternativa é entrar em contato com a empresa credora e procurar a opção de negociação que funcione melhor para o seu bolso.

Após quitar sua dívida, esforce-se ao máximo para manter as contas em dia e mude seus hábitos de consumo. Afinal, muitas vezes, as compras por impulso são as maiores inimigas do nosso bolso e a Black Friday pode ser um perigo para quem não tem foco e objetivos bem definidos

E agora, vamos às compras? Preparamos um resumão pra você comprar direitinho nessa Black Friday. Anota aí!

Com a Black Friday chegando e você conseguindo negociar suas dívidas, é hora de começar a planejar suas compras com sabedoria. Confira seis dicas que selecionamos para você!

1. Tenha um orçamento preestabelecido:
Não fique endividado por causa das compras de Black Friday. Antes de se empolgar nos gastos, saiba o quanto você pode gastar exatamente. Para isso, reserve um orçamento específico. Assim, quando estiver planejando suas finanças para novembro, considere incluir esses gastos na sua planilha. Você tem uma, não tem?

2. Faça uma lista de desejos:
Com tantas ofertas disponíveis, qualquer pessoa pode facilmente estourar seu orçamento logo na primeira loja. Para garantir que isso não aconteça, faça uma lista antes de ir. Pense em cada item que você pretende comprar, seja para você ou para presentear.
Na sua lista, separe os produtos em categorias e atribua um valor específico para cada uma delas. Depois, confira os valores dos itens e veja como é possível reduzir seus gastos, caso tenha ultrapassado o seu orçamento. Isso faz com que suas compras sejam mais rápidas e inteligentes.

3. Compare as ofertas:
Ao fazer sua lista de compras, procure pelas melhores ofertas, sem deixar de lado outras alternativas ou itens semelhantes que você pode trocar para manter seu orçamento. Adicione os valores esperados na sua lista e procure não gastar mais do que o esperado. Caso decida fazer compras online, lembre-se de considerar os custos de envio. Essas taxas podem reduzir seu orçamento se não prestar atenção.

4. Use seu cartão de crédito com responsabilidade:
O ideal é sempre optar pelo pagamento à vista, uma vez que muitas empresas oferecem certos descontos por isso. Contudo, é inevitável não aproveitar as promoções para investir em um novo celular na Black Friday, por exemplo.
Para isso, prefira lojas que ofereçam parcelas sem juros e que estejam dentro do seu orçamento. Afinal, esses itens provavelmente vão durar mais que seu número de prestações. O que é uma observação a se fazer quando se decide usar seu cartão de crédito.

5. Revise seu orçamento constantemente:
Ter um orçamento não significa que ele será cumprido. Por isso, conforme faz suas compras, verifique suas informações bancárias. Você está conseguindo cumprir com o seu planejamento? Afinal, como as ofertas Black Friday são super tentadoras, é necessário acompanhar seu dinheiro em tempo real.

6. Pague sua fatura corretamente:
Você fez parte das suas compras no cartão de crédito? Ótimo! Lembre-se de pagar a fatura completa assim que virar o cartão. Isso pode ser um pouco difícil, dado que dezembro tem Natal e Ano Novo, duas datas que acabamos gastando um pouco mais, devido às férias. Mas pagar sua fatura corretamente pode te ajudar a manter sua vida financeira mais saudável.

Gostou deste conteúdo sobre boas compras na Black Friday? Não esqueça de conferir as ofertas exclusivas da loja online do SPC Brasil! Tem descontos imperdíveis, válidos até 29/11/2021.