Como se proteger das fraudes durante compras online?

De roupas a eletrodomésticos e até mesmo as compras de supermercado, quase tudo pode ser comprado pela internet. Conforme caminhamos em direção a essa tendência, que aumentou durante a pandemia, a quantidade de incidentes de fraude igualmente aumenta.

Na maioria das vezes, pessoas que tiveram seus documentos roubados têm mais chances de serem fraudadas. Portanto, na próxima vez que for comprar online, siga as dicas que reunimos para você!
Compre apenas em sites seguros
Quando você acessa um site, a URL deve começar com “https”, em vez de “http”. Um site seguro é criptografado, permitindo que você conclua uma compra e insira suas informações pessoais e de pagamento sem que seus dados fiquem expostos.

Crie senhas diferentes para cada site
As lojas online permitem que você crie uma conta em seus sites. Desse modo, suas informações pessoais e dados do cartão de crédito são armazenados no sistema. Esse login faz com que você consiga acompanhar o status do seu pedido e histórico de compras.
No entanto, para cada plataforma de compras online, certifique-se de usar senhas exclusivas. Pense no seguinte: se você tem cinco contas para cinco lojas online diferentes, mas usa a mesma senha em todos os locais, assim que um hacker viola o seu login em uma das plataformas, ele tem acesso a todas as suas outras contas nas quais você usa esse login.

Nunca compre online usando WiFi gratuito em locais públicos
Os hackers adoram o Wi-Fi gratuito, porque é muito mais fácil para eles acessarem seu dispositivo e roubarem suas informações pessoais. Ao usar um Wi-Fi público, seus dados geralmente não ficam criptografados. Além disso, você pode acabar usando redes Wi-Fi falsas e, assim que você se conecta à uma rede sem senha, os hackers têm acesso total ao seu dispositivo.

Monitore seus extratos do cartão de crédito
Independentemente de já ter sido fraudado ou não, seja proativo. Verifique a atividade do seu cartão de crédito diariamente e analise detalhadamente seus extratos. Aceite receber notificações sempre que seus cartões forem usados, para obter mais controle das suas contas, ainda que sejam aquelas compras menores que sempre acontecem antes de uma compra mais alta.

Monitore os seus documentos
Para que você não seja pego desprevenido, o SPC Brasil disponibiliza o SPC Avisa, uma solução desenvolvida para monitorar o seu CPF ou CNPJ. Com essa ferramenta, você recebe um alerta por e-mail ou SMS sempre que seu documento for incluído, excluído, consultado ou se sofrer qualquer alteração no banco de dados na plataforma do SPC.

Além de informá-lo sobre qualquer alteração no seu CPF, o SPC Avisa ainda realiza o monitoramento do seu score, um indicador de comportamento de crédito. Desse modo, ao manter suas informações atualizadas e mostrando uma boa relação com o consumo, você também acompanha a sua pontuação de crédito. Entenda um pouco mais:

Os assinantes do SPC Avisa recebem, por e-mail ou SMS, um resumo sobre o que acontece com o seu CPF, com informações como:

● Alterações no seu score de crédito.
● Registro de inadimplência no SPC Brasil.
● Intenção de registro no banco de dados do SPC Brasil – quando uma empresa tem a intenção de negativar.
● Consultas realizadas em seu documento.
● Crédito concedido.
● Registro de cheque lojista.
● Registro no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF).
● Alerta de documentos, mediante registro de furto junto à CDL ou Associação Comercial.

Essa é uma excelente forma de você monitorar os seus documentos e evitar possíveis fraudes, você pode conhecer o SPC Avisa por 30 dias de forma gratuita, acesse:SPC AVISA 30 DIAS GRÁTIS