Cheques falsificados ou roubados e cartão de crédito clonado foram principais fraudes sofridas por micro e pequenas empresas em 2018, apontam CNDL/SPC Brasil

Com menos estrutura e poucos recursos disponíveis, empresários de pequeno porte tendem a negligenciar riscos com fraudes. SPC Brasil dá dicas para empresários evitarem prejuízos com ação de estelionatários As micro e pequenas empresas formam a maioria dos negócios no Brasil e, em muitos casos, por não contarem com estrutura adequada e recursos suficientes, acabam… Read more »

Quatro em cada dez brasileiros que vendem vale-refeição usam valor para pagar contas, apontam CNDL/SPC Brasil

Prática é adotada por 39% dos trabalhadores, embora comercialização seja inapropriada. Mais da metade extrapola valor mensal do benefício e 33% admitem fazer uso com frequência para outras finalidades Embora a comercialização do ‘vale-refeição’ ou ‘vale-alimentação’ seja uma prática inapropriada, ela tem sido bastante comum entre os trabalhadores brasileiros. De acordo com um levantamento realizado… Read more »

Com economia desfavorável, brasileiro muda hábitos de consumo e passa a pesquisar mais preço, apontam CNDL/SPC Brasil e Banco Central

Cortar gastos com lazer, controlar despesas e reduzir valor de contas básicas foram outras medidas encontradas para não entrar no vermelho. Maioria pretende manter cuidados com a gestão do orçamento mesmo após retomada da economia; 47% esperam poupar mais Diante de um cenário econômico desfavorável, boa parte das famílias passou a administrar melhor o orçamento… Read more »

Cresce para 63% o número de consumidores que controlam suas finanças, revelam CNDL/SPC Brasil e Banco Central

Caderno de anotações, planilhas e aplicativos são os métodos mais comuns. Ainda assim, parte considerável dos brasileiros não anota seus gastos. Nos 12 meses anteriores à pesquisa, 73% viram valor dos compromissos financeiros superar as receitas em seu orçamento familiar Saber controlar os gastos pessoais e manter o pagamento das contas em dia é o… Read more »