Dúvidas Frequentes

1. Estou inadimplente. Que benefícios o Cadastro Positivo oferece para mim?

O Cadastro Positivo permite que lojistas e instituições financeiras analisem os pagamentos que você realiza, e não somente as restrições existentes no seu nome. Além disso, aderir ao Cadastro Positivo pode ajudar você a organizar as suas finanças.

2. Quais são os benefícios do Cadastro Positivo?

O Cadastro Positivo permite que a análise de crédito seja mais profunda. Assim, aumentam as chances de o consumidor obter crédito e melhores condições de compra. Veja mais benefícios.

3. Quais são as desvantagens do Cadastro Positivo para o consumidor?

Não há desvantagens, já que as informações que constam no Cadastro Positivo são apenas relativas às contas já pagas ou que estão sendo pagas pelo consumidor.

4. Quais informações ficam armazenadas no Cadastro Positivo?

O Cadastro Positivo armazena as seguintes informações:

  • Dados cadastrais do consumidor
  • Valor total da compra
  • Valor total das parcelas
  • Data de vencimento
  • Data de pagamento
  • Valor dos pagamentos

5. Quais informações ficam armazenadas no histórico?

O histórico armazena as informações de pagamento de:

  • Financiamentos
  • Compras a prazo
  • Contas de água, luz, gás, telefone (exceto pós-pago)
  • Assistência médica e odontológica
  • Internet e TV por assinatura
  • Mensalidade escolar
  • Administradoras de cartões e instituições financeiras

6. Quais informações não constam no Cadastro Positivo?

Não podem constar no Cadastro Positivo quaisquer informações desvinculadas à análise de crédito do consumidor.

Exemplos: compras realizadas com o empréstimo adquirido, características (cor, modelo, ano, etc.) do bem adquirido, e quaisquer dados relacionados a telefonia pós-paga.

7. Quem pode consultar minhas informações do Cadastro Positivo?

As informações contidas no Cadastro Positivo somente podem ser acessadas pelo próprio consumidor ou por instituições financeiras, lojistas e empresas credenciadas no SPC Brasil que com ele mantiverem ou pretendem manter relação comercial ou creditícia.

8. Como faço para consultar o meu histórico de pagamentos do Cadastro Positivo?

Para consultar suas informações no Cadastro Positivo, faça login no sistema com seu usuário e senha cadastrada. Não tem uma senha cadastrada? Entre em contato com o SAC: 0800-887-9105.

9. Qual é a principal diferença entre o cadastro negativo e o Cadastro Positivo?

O cadastro negativo contém informações de inadimplência, ou seja, compromissos financeiros que não foram pagos no tempo e modo acordados. O Cadastro Positivo, por sua vez, apresenta o histórico das dívidas ou operações de crédito que já foram ou estão sendo pagas pelo consumidor.

10. Por quanto tempo as informações permanecem armazenadas no banco de dados do Cadastro Positivo?

As informações ficam disponíveis pelo período máximo de 15 (quinze) anos. Expirado esse prazo, os dados são automaticamente excluídos.

11. O Cadastro Positivo é pago?

Não. Tanto a inscrição quanto a consulta do seu histórico de pagamento são serviços oferecidos gratuitamente.

12. Existe alguma lei que regulamenta o Cadastro Positivo?

Sim. A Lei nº 12.414/11, regulamentada pelo Decreto nº 9.936/19 e pela Lei Complementar 166/2019.

13. Quais são meus direitos ao aderir ao Cadastro Positivo?

Seus direitos estão garantidos pela Lei 12.414/11, regulamentada pelo Decreto 9.936/19, da qual destacamos:

  • Acesso gratuito a todas as informações existentes a seu respeito no banco de dados, inclusive seu histórico de crédito, no momento da solicitação.
  • Solicitar o compartilhamento das informações do seu cadastro com outros bancos de dados a qualquer momento.
  • Solicitar alteração ou eliminação de qualquer informação contida no sistema.
  • Solicitar a exclusão do Cadastro Positivo qualquer momento.
  • Conhecer os principais critérios considerados para análise de crédito, resguardado o segredo empresarial.

14. Como serão utilizadas as minhas informações disponíveis no Cadastro Positivo?

As informações disponíveis no Cadastro Positivo só podem ser utilizadas para:

  • Realizar análise de crédito do consumidor.
  • Subsidiar a concessão ou extensão de crédito.
  • Realizar venda a prazo ou outras transações comerciais.

15. As informações do meu Cadastro Positivo podem ser usadas com outra finalidade além de análise de crédito?

Não. Ao aderir ao Cadastro Positivo, você não estará autorizando o uso dos seus dados para envio de promoções, e-mail marketing, SMS ou similares.

16. O Cadastro Positivo é controlado pelo Governo Federal?

Não. O Cadastro Positivo é administrado por empresas privadas de bancos de dados, como o SPC Brasil.

17. Como corrijo meus dados cadastrais do Cadastro Positivo?

Por meio do SAC, no 0800-887-9105

18. Caso minhas informações de pagamento estejam incorretas, como faço para solicitar a correção?

Entre em contato com o SAC no 0800-887-9105 e solicite a correção das informações incorretas.

19. É verdade que posso ganhar descontos em compras por ser inscrito no Cadastro Positivo?

Sim. Se assim quiserem, as empresas podem oferecer descontos e outros benefícios a consumidores inscritos no Cadastro Positivo.